search
top

viagens

VIAGEM PARA IMPERIA (Novembro 2012) – REGIÃO PRODUTORA DO AZEITE DA LIGÚRIA

Cidade de Imperia

 

É a província mais ocidental da Ligúria. Localizada entre  o Piemonte,  a província de Savona e a França, é banhada pelo Mar da Ligúria . A capital da província é Imperia com 41.500 habitantes e o seu nome é originário  do rio Impero, que divide as antigas localidades de Porto Maurizio e Oneglia, atualmente unidas em uma mesma cidade.

 

Azeitona Taggiasca

A bela paisagem da cidade é composta da proximidade de  verdes  montanhas  e mar de  águas cristalinas. O trecho de costa que pertence à província de Imperia é  conhecida como “Riviera dei Fiori”, caracterizada  pela alternância de baías, portos e enseadas . A pouca distância da costa  há vales, colinas  e montanhas  repletas de oliveiras , de azeitonas  da variedade “Taggiasca”, típica da Ligúria. A colheita das oliveiras na região se inicia em novembro e termina em abril.

Terraços com oliveiras

 

Como os olivais estão localizados em áreas montanhosas, o plantio é feito em “terraços” e algumas destas plantações contam com oliveiras centenárias, que estão sendo “restauradas“ através de técnicas especiais de poda das árvores.

 

 

Poda especial em oliveira centenária

 

 

Oliveira centenária (+/- 400 anos), que após corte especial brota novamente com todo o vigor de uma árvore nova, motivo este que leva as oliveiras a serem consideradas como uma árvore perene! Os dois troncos laterais “brotaram” da árvore após corte do tronco principal, localizado no meio das “novas” árvores … Um espetáculo!

 

 

D.O.P. Ligure

 

O azeite obtido da  variedade “Taggiascca” tem a característica de ser um produto delicado e suave, com frutado médio de notas verdes , amargo e picante leves. Como possui uma quantidade  limitada de polifenóis, o que reduz a  manutenção da intensidade sensorial do produto por um longo tempo de armazenagem, é recomendável que o azeite da variedade “Taggiascca” seja consumido idealmente na data mais próxima da sua produção, afim de  se apreciar a riqueza de suas qualidades sensoriais . A Ligúria possui uma  região D.O.P.  (Denominação de Origem Prottegida) de azeites denominada  “Olio DOP Riviera Ligure”  (www.oliorivieraligure.it).

 

Frantoio Carli

Há diversos “Frantoios” (plantas de extração de azeites) na região que processam as azeitonas dos pequenos produtores locais. Recomendamos  uma visita ao “Fratelli Carli” (www.carli.com), que desde 1911 produz azeites  da região, localizado próximo ao centro de Imperia, que além de ter um “Frantoio” aberto a visitação, também conta com um maravilhoso empório onde é possível comprar azeites, cosméticos a base de oliva, temperos e condimentos, além de contar com um restaurante e sala de degustação.

 

 

Emporio Fratelli Carli

 

Museo dell' Olivo

Ao lado do  emporio se localiza o famoso “Museo dell´Olivo”, que apresenta um rico acervo de peças históricas  relacionadas à cultura  da olivicultura (www.museodellolivo.com) e com um belo jardim repleto de oliveiras centenárias, ânforas de azeite dos anos de 1700 a 1800 e prensas e moinhos antigos.

 

 

Uma outra loja de azeites interessante para ser visitada é a “Isnardi Store”, cujo nome é “Botteghe dell´Olio Buono” (www.isnardistore.it), cujo proprietário também é produtor de azeites, (www.isnardi.it) , localizada em praça próxima à beira mar da cidade.

Praça central em Imperia

 

 

Na cidade de Imperia é comum encontrar belas oliveiras  em praças e jardins.

 

 

 

Ristorante Salvo Cacciatori

 

 

No “Ristorante Salvo Cacciatori”, (site do restaurante), fundado em  1905, se degusta a alta gastronomia italiana e pratos harmonizados com azeites, com o acompanhamento do chef Enrico Calvi . Quem frequentemente está no restaurante é o Professor Marino Giordani , especialista em enogastronomia e profundo conhecedor de harmonização de azeites.

 

 

Camera di Commercio di Imperia

 

 

Em Imperia está a sede administrativa da  O.N.A.O.O. – “Organizzazione Nazionale Assaggiatori Olio di Oliva” – (ver site), que desenvolve atividades e cursos na área de azeite de oliva, situado no prédio da “Camera di Commercio di Imperia”.

 

 

 

Dicas de Viagem:

Para chegar em Imperia, há várias alternativas de vôo que podem ter como destino final as cidades de Nice (França), Milão, Turim ou Gênova (Itália) com trajeto até imperia feito por automóvel ou trem (site trenitalia).

Há diversas boas opções de hotéis na região, sendo que na cidade de Imperia recomendamos o “Hotel Rossini al Teatro” (site do hotel) localizado na região central.

Outras informações podem ser obtidas no site da www.visitrivieradeifiori.it

 

. LOCAIS INTERESSANTES PARA VISITAR

 

“Rota do Azeite de Trás-os-montes” (Portugal)

www.rotaazeitetm.com

 

“Museums of the Olive in the Mediterranean”

www.oliveoilmuseums.gr

 

“Museo dell’Olivo” (Itália)

www.museodellolivo.com

 

“The Routes of the Olive Tree

www.coe.int/t/dg4/cultureheritage/culture/routes/olive_en.asp

 

top