AZEITAR-SE – TUDO SOBRE AZEITES

AZEITAR-SE – TUDO SOBRE AZEITES

A AzeiteOnline iniciou parceria com o portal de gastronomia Minestrone (www.minestrone.com.br), onde vamos falar muito sobre azeites de oliva, este produto de rica história e cultura milenar, que confere saudabilidade, sabores e aromas nas experiências gastronômicas.

Na coluna AZEITAR-SE (www.minestrone.com.br/categoria/colunistas/azeitar-se/), publicada quinzenalmente, estaremos falando sobre dicas e dúvidas comuns dos consumidores e apreciadores dos azeites.

Ouça o podcast “Azeite, o líquido dos olivais”: www.minestrone.com.br/podcast/azeite-o-liquido-dos-olivais/

Leia as nossas duas primeira colunas abaixo …

“Sim, o Brasil produz azeites!”: www.minestrone.com.br/colunistas/azeitar-se/sim-o-brasil-produz-azeites/

“Diferenças entre azeite de oliva extravirgem e azeite de oliva”: www.minestrone.com.br/colunistas/azeitar-se/diferencas-entre-azeite-de-oliva-extravirgem-e-azeite-de-oliva/

e acompanhe quinzenalmente, às terças-feiras, novos temas sobre azeites!

OLIBI INOVA E LANÇA AZEITE EM PÓ TEMPERADO E AZEITONA EM PÓ SOLÚVEL COM CONSULTORIA DE PAULO FREITAS

OLIBI INOVA E LANÇA AZEITE EM PÓ TEMPERADO E AZEITONA EM PÓ SOLÚVEL COM CONSULTORIA DE PAULO FREITAS

Há pouco mais de um ano o proprietário da Olibi Azeites e Paulo Freitas estudam e pesquisam novas formas inovadoras de apresentações para produtos originários da oliveira, visando possibilitar diferentes modos de uso e aplicações na gastronomia. Os primeiros produtos chegam agora para o consumidor brasileiro. Depois de vários testes, a Olibi apresenta neste mês dois produtos inovadores e de qualidade: Azeitona solúvel em pó e o Azeite em pó temperado com orégano..

Azeite em pó temperado com orégano

Tem como base o azeite de oliva extravirgem incorporado com orégano natural desidratado. Vai bem na finalização de saladas, massas, frangos e carnes, na preparação de molhos, sopas e até massa para pizza (por que não unir a praticidade de trazer o orégano e o azeite já para a massa?). E ainda traz toda a inovação de um moderníssimo processo de nanotecnologia, cuja técnica promove o microencapsulamento do azeite. Fácil de usar, sua embalagem compacta facilita o transporte para outros lugares, sem correr o risco de vazar azeite.

Azeitona em pó solúvel

Na versão em pó, o produto feito a partir da desidratação do fruto da oliveira é solúvel e dá ainda mais sabor a receitas inusitadas, que vão de bebidas a risotos, molhos, patês e tantas outras receitas. Além disso, assim como o azeite, é possível polvilhar a azeitona em pó em pratos prontos e acrescentar aquele toque colorido da fruta. Mais uma vez, o método para transformar a azeitona em pó é inovador: a desidratação acontece através de um processo de extração com água e secagem por atomização.

O uso dos produtos poderá ser feito de acordo com a criatividade do consumidor. Confira algumas das receitas elaboradas com os produtos:

Drink com azeitona em pó solúvel

Dose de 50ml de gim ou vodca

10g de azeitona em pó

Sugestão: passe azeitona em pó e limão na borda do copo

Misture bem e sirva COM GELO.

 

Focaccia

250g farinha

10g açúcar

150g leite

15g fermento biológico

5g sal

25g manteiga

100g azeite em pó

40g na cobertura

Modo de preparo  

Em uma batedeira com gancho, coloque todos os ingredientes, exceto a cobertura. Bata bem até que a massa fique bem homogênea. Retire da batedeira e coloque em uma vasilha. Deixe crescer até dobrar de volume. Transfira para uma assadeira média, coloque a massa, polvilhe a cobertura e deixe crescer novamente. Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, 180°C até dourar.

Fonte: Olibe Azeites

ESTUDO BRASILEIRO DERRUBA MITOS: AZEITE NÃO PODE SER AQUECIDO E PRODUZ GORDURA TRANS

ESTUDO BRASILEIRO DERRUBA MITOS: AZEITE NÃO PODE SER AQUECIDO E PRODUZ GORDURA TRANS

UM ESTUDO BRASILEIRO DERRUBA DOIS MITOS: AZEITE NÃO PODE SER AQUECIDO E PRODUZ GORDURA TRANS

“Um novo estudo brasileiro descobriu que o produto mantém grande parte de sua essência nutricional mesmo em altas temperaturas, seja na versão virgem ou extra-virgem. Os resultados da pesquisa, conduzida por Carlos Alberto Nogueira e Geórgia Alvares de Castro, membros da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), foram divulgados em primeira mão nesta quinta-feira (28/09), durante o XXI Congresso Brasileiro de Nutrologia. … Os azeites virgem e extra virgem são os mais ricos em ácidos graxos monoinsaturados e esse perfil se mantém mesmo após o aquecimento. Além disso, após serem aquecidos, os azeites continuam não apresentando gordura trans que, no entanto, aumentaram de quantidade no óleo de soja e se mantiveram presentes no óleo de girassol. “De forma geral, mesmo quando perdem propriedades, o azeites aquecidos continuam mais ricos nesses compostos saudáveis do que os outros dois óleos na versão crua, ou seja, não aquecida”, explica o nutrólogo.”

Veja a matéria completa “É mito ou verdade a história de que não se pode aquecer o azeite de oliva?” 

https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2017/09/28/e-mito-ou-verdade-a-historia-de-que-nao-se-pode-aquecer-o-azeite-de-oliva.htm

Pin It on Pinterest